Apenas como sugestão, faça o backport do karmic nesses casos :
sudo apt-get build-dep tesseract
sudo apt-get build-dep tesseract-ocr-por
sudo apt-get -b source tesserac
sudo apt-get -b source tesseract-ocr-por
$ ls -1 *.deb
tesseract-ocr_2.03-2_i386.deb
tesseract-ocr-dev_2.03-2_i386.deb
tesseract-ocr-por_2.01-1_all.deb

Simplifica a operação tremendamente, e como bonus voce pode
acrescentar esses backports em repositórios próprios ou criar uma
conta no PPA e compartilha-los. Mais :
http://hamacker.wordpress.com/2009/08/11/como-fazer-um-backport-de-um-pacote-para-o-ubuntu/

[]'s