Continuando em minha saga com o GTK-Gnutella. Após instalá-lo (demorou
um pouquinho) eu recebi este aviso ao abri-lo:

> Warning
>
> ­This version of gtk-gnutella is pretty old. Please visit
> http://gtk-gnutella.sourceforge.net/ and update your copy of
> gtk-gnutella.

Isso quer dizer que quem quiser usar esse programa terá que compilá-lo
porque a versão do Ubuntu é muito antiga.

Felizmente eu estou aqui e vou dar o passo a passo.

1 - Baixe o código-fonte empacotado (é um download de 15 MB):
http://sourceforge.net/projects/gtk-gnutella/files/gtk-gnutella/0.96.6/gtk-gnutella-0.96.6.tar.bz2.asc/download

A versão mais recente é de 31 de março. Isto não é bom. Parece que o
gtk-gnutella está perdendo vitalidade.

2 - Use o script "Configure" que está no arquivo e responda as perguntas
corretamente (em inglês). Após a configuração, os comandos "make depend"
e "make all" tardarão cerca de 40 minutos para terminar a compilação do
gtk-gnutella.

3- Instale usando o paco, para não ter problemas ao desinstalar.

4 - Tenha paciência. Pode demorar até 10 minutos para conectar pela
primeira vez. Se você usava gtk-gnutella no passado e não usa mais, é
uma boa idéia deletar a pasta onde ele armazena as configurações, DEPOIS
DE TER SALVO OS ARQUIVOS COMPLETADOS (eu não fiz isso,  grrrrr!).

5 - E comece a procurar outro programa, pois o gtk-gnutella está com
seus dias contados.