Olá a todos

Estou num local (Rede COMEPI Manaus (REPAM), RNP) aonde o tráfego é
utilizado bruscamente, e recorremos a todo tipo de solução para aliviar o
problema.

Temos aqui um link dedicado de 20Mb para mais de 10.000 clientes diários e a
embratel não tem como dispor de mais link para nós.

- squid permitindo no máximo 256Kb por usuário (salvo exceções, gif, jpg,
htm, html, deb);
- várias regras bloqueando tráfego p2p, e streaming, proxys e etc.

E agora estou a procura de um compactador de fluxo para ver se consigo mais
uma ajuda para esse problema.

Ouvi dizer que o OpenVPN pode ajudar nisso, pois o mesmo pode aplicar uma
compactação LZO no fluxo de dados da rede.

Agora as perguntas

1) realmente dá para fazer isto no OpenVPN?
2) de quanto é o ganho? (digamos que eu tenho hardware potente sobrando,
caso isso seja problema)
3) vale a pena?
4) existem outras soluções? (via software, via hardware ouvi falar de umas
que custavam mais de 20k)
5) alguma idéia de outra coisa que poderia ser feito?

sem mais,

--
  (1) The use of "hacker" to mean "security breaker" is a confusion on
  the part of the mass media. We hackers refuse to recognize that