2009/9/10 Marcos Goulart <marcospi...@yahoo.com.br>

> Oi, pessoal, trabalho em um ponto de cultura com oficinas de cultura
> digital, pretendia começar no mês passado com a produção de pequenos
> programas de rádio para serem publicados como podcast; contudo, a placa de
> som do pc que usamos é uma 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio
> Controller, e não funciona corretamente. A saída de som funciona bem, mas a
> entrada não, não conseguimos gravar nada em função disso. Cheguei a dar uma
> procurada na internet, mas não achei nada que me ajudasse a resolver o
> problema, alguém sabe como resolver. Ah, usamos o Ubuntu 9.04.

> [...]

Presumo que esteja usando o driver Alsa que é o padrão Ubuntu, vc tem os
seguintes caminhos a seguir:
- Já verificou se os canais de captura estão abertos? Qual deles está
selecionado ?  Para acessar o mixer use o alsamixer.
- Caso não resolva, as vezes vale a pena tentar subir o driver de audio (no
seu caso snd_hda_intel) com algumas opções diferentes, tentando ver a melhor
possível para sua placa (de uma olhada no manual)
- Instalar a última versão do driver Alsa (
http://webupd8.blogspot.com/2009/08/how-to-upgrade-to-alsa-1020-on-ubuntu.html
)
- Em último caso, o que se tem feito bastante por sinal, é utilizar os
drivers OSS. (
http://martinbaselier.wordpress.com/2009/07/25/how-to-switch-from-alsa-to-ossv4/
)

boa sorte !