2009/9/14 Ruben Sanchez <2rs.sanc...@gmail.com>:
> Caros(as)
>
> Terminei de instalar o Ubuntu Desktop 9.04, Português do Brasil, com
> dualBoot (grub), em máquina onde já existia o Windows.

Ok. Depois de um tempo usando SOMENTE o Ubuntu, você nem vai sentir
falta do Windows e vai acabar esquecendo de atualizá-lo e mesmo dá
boot nele. No meu caso, depois de um ano de uso, quando tentei iniciar
novamente pelo Windows ele simplesmente se recusou. Mandei ele pro
inferno na mesma hora.

> Como sou novato decidi ver o que havia sido instalado e, para isso, examinei
> o filesystem através do Nautilus.
>
> Ao examinar a pasta /boot/grub não encontrei o arq menu.lst.
> Estranhei sua ausência pois as leituras sobre o Grub diziam que lá deveria
> estar.

Está certo /boot/grub/menu.lst é o caminho do arquivo correto.

> Supondo que o arquivo existia, pois o boot me apresentou uma lista de
> opções, fiz pesquisa de arquivo pelo nome "menu.lst" e então, voilá... a
> pesquisa diz que existe o arquivo /boot/grub/menu.lst.
>
> Coisa curiosa: não mostra... mas existe!!

Mostra sim, veja abaixo

> Bem... ainda não consegui entender direito o caso!
> O Nautilus funciona assim mesmo... ou como todo novato errei em algum
> lugar?!

Boa essa!

Mas se você notar direito, a lista mostra uma setinha, singela, à
esquerda do diretório grub. Se você expandir você vai ver os arquivos.
Os arquivos abaixo do nome grub (com a setinha apontando para a
direita) são os arquivos, na verdade, do diretório pai, neste caso
/boot. Se você expandir o diretório gub (a setinha passa a apontar
para baixo), você vai ver os arquivos corretos.

Esse modo com dois painés é meio herança de outros gerenciadores de
arquivos (alguns da época do terminal) como o mc (midnight command). O
modo padrão do Nautilus, contuda, é a navegação em pastas (estilo
Windows XP). A quem goste de um e quem goste de outro modo. Eu prefiro
no Nautilus o padrão mesmo e, para o uso com dois painéis, prefiro
outros gerenciadores (em especial o mc, mas para modo gráfico tem
PCMan, que é o padrão no lubuntu).

Ah! e parabéns pelo post, a questão é simples, mas você colocou
exatamente o seu problema, mostrou que tinha já fuçado alguma coisa e,
principalmente, não saiu falando mal do Linux a toa, foi se informar
sobre o procedimento correto. Valeu!

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.