O Processador P III não é problema, mas os 256 MB de memória são ...

Tem mesmo que ser Gnome ?

Não importa a distribuição, o Gnome vai ficar pesado com somente isto de
memória .

Para máquinas mais pobres eu uso o XFce, usa as mesmas bibliotecas do Gnome,
mas é bem mais leve, o Debian tem um CD de instalação especial para ele .

Fábio Rabelo