Salve Nagal.
Primeira dica. Eu também sou 'oreia' nesse negócio de linux e quando eu
comecei também era cheio de preocupações quanto a pedir ajuda e tal.
BOBAGEM. O espírito do desenvolvimento  do linux é COOPERATIVO, o que
significa dizer que ele se desenvolve através de gente como você, eu e o
pessoal da lista trocando experiências, dando pitaco, fazendo pergunta.
Então sinta-se absolutamente livre pra postar suas dúvidas,
inquietações, angustias e afins que é exatamente esse o objetivo da lista.
Agora vamos às dúvidas postadas. Você já rodou o live-cd e começou a
instalação pra ver como é? Sugiro que o faça pois muitos dos seus medos
vão sumir quando fizer isso. Você vai ver que a instalação do ubuntu é
fácil e bem intuitiva. Detalhe importante: você precisa estar conectado
à internet para ter uma instalação bem sucedida pois o programa baixará
alguns arquivos. Ah. Lembra quando você era criança e ficava mexendo nas
coisas pra aprender como elas funcionavam?? Pois o espírito do linux é
meio esse mesmo, de fuçar, mexer, descobrir. Não tenha medo não. Claro,
faça seus backups de segurança no caso de mexer onde não devia, no mais,
fuça mesmo. Isso vai servir pra você perder o medo de mexer no pinguim.
Uma dica interessante é a seguinte: Pra aprender mesmo a usar o lin você
terá à sua disposição um bocado de documentação. E pelas minhas
pesquisas a comunidade UBUNTU é a mais completa em termos de
documentação. O que equivale dizer que a maioria das suas dúvidas serão
respondidas em seus detalhes em documentos, foruns, blogs e afins por
ai. Nesse sentido sugiro sempre começar pela própria página oficial do
UBUNTU e uma pesquisadinha básica no GOOGLE.
De uma olhada aqui: http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio
Nessa página você vai encontrar um bocado de dicas iniciais
interessantes, bem como guia de instalação passo-a-passo e mais uma
porção de coisas.
2) Dual boot não tem problema nenhum. O Ubuntu reconhece legal as
partições win e interage com elas tranquilinho. O contrário não é
verdade :P. Exemplo. Quando comecei com "essa história de linux" eu
tinha 1 único hd de 80 e o particionei em 2 de 40 instalando win e lin
em dual. Tranquilim. Dica: Se você quer usar dual é bom instalar o win
primeiro e depois o ubuntu porque dessa forma o grub reconhece a
instalação do win e te  permite escolher entre os dois. Se você instalar
o lin primeiro, a instalação do win vai apagar o grub o que vai ser uma
pentelhação pra restaurar e tal. Fora esse pequenino cuidado, não tenha
medo.
3) na eventualidade de você querer desinstalar o ubuntu é só você apagar
a partição onde ele se encontra (a partição "/" ou raiz) e para apagar o
grub basta rodar o cd do win em modo de restauração - sei que tem um
caminho pelo win mas acho esse jeito bem mais fácil.
3.5) Quanto às partições pra instalação funciona assim. A partição raiz,
identificada com esse símbolo: "/" (sem as aspas) é onde é instalado o
sistema. A partição /home é onde ficará seus arquivos pessoais e a /swap
é a memória virtual. O tamanho da swap depende de quanta memória RAM
você tem. Nos foruns por ai aconselham a você dedicar à swap o mesmo
tamanho da sua memória, mas se você tiver acima de 2GB de RAM creio que
uma swap de mais 1 GB é mais que suficiente. Em alguns foruns o pessoal
aconselha a fazer a partição /home separada da / para o caso de você
precisar fazer uma nova instalação por exemplo e não precisar baixar
aquele monte de arquivos novamente e talz. Fica a seu critério mas, como
você tá começando agora e vai fazer essa primeira instalação mais pra
"testar o bicho" mesmo, aconselho a você não se preocupar tanto com
esses detalhes não.
4) Essa dica não é pra agora mas pra você começar a procurar material e
pensar a respeito. No futuro próximo você ainda pode querer utilizar
alguns programas que só rodam no win mas não quer mais ficar com esse
negócio de dual boot. Nesse caso há algumas alternativas tais como
emulação, virtualização ou um programa chamado wine que te permite rodar
alguns programas do win dentro do seu linux.
5) Essa você nem pediu mas vai de brinde hehehe.. Como creio que você
irá fazer a instalação pela primeira vez, você deve saber que algumas
extensões de arquivos não serão lidas nativamente por alguns programas
do lin. Isso é por questões legais de licensa de uso etc e tal. Para que
arquivos mp3 por exemplo, bem como outras extensões de audio e vídeo
possam ser lidas, basta você baixar os codecs que estão disponíveis nos
repositórios. Uma dica interessante, se você não quiser se dar ao
trabalho de baixar tudo na unha, é o script do colega hamacker que está
disponível em: http://hamacker.wordpress.com/
No mais seja bem vindo e qquer coisa estamos ai..
Abração.
Kevin.

--
Não há escravidão pior que acreditar ingenuamente que se é livre.