quando instalei o Ubuntu, coloquei no automático tudo nem pensei no tamanho
do swap... mas já entendi.Agora estou no rwindows, quando estiver no linux
vou tentar usar a dico do "sudo swapoff -a", maaaasss uma pergunta
importantíssima e que não quer calar..... Como faço pra por a swap de
volta?????!!!! hehe....

e, desculpem minha leiguesa no assunto mas n sei o que é "fstab" mencionado
pelo Fernando.

grato,

2009/10/21 Márcio H. Parreiras <m...@army.com>

> Thiago,
>
> Dê uma olhada nos processos que estão rodando com o gnome-system-monitor ou
> com o top em terminal de comando.
> Pode ser também que o problema seja no hardware, se quiser ter certeza
> clone
> o sistema e rode em outra máquina.
> Conforme o Fernando escreveu, 2,7GB de swap é muita coisa, em uso normal o
> Ubuntu dificilmente aloca mais do que uns 600 ou 700MB de memória e um
> espaço desnecessariamente grande pode ser contraproducente. Experimente
> desativar o swap (sudo swapoff -a) e observe se faz algum efeito.

> [...]

Administrador/Fundador do site Testemunhas de Jeová - A Seita
Webmaster do Site do Mosteiro dos Filhos Misericordiosos da Cruz