Toda atualização do Ubuntu eu fico decepcionado com o fato de eles
estarem sempre ANOS atrasados com os pacotes para TeX. Nem tanto com os
pacotes desktop (Kile, Texmaker) mas sim com o TeXlive em si. Por
exemplo, o 9.04 veio com a versão 2007 do TeXlive,  que saiu em Novembro
de 2007. Em Dezembro de 2008 saiu a versão 2008 e agora, outubro de 2009
o 9.10 ainda está com o TeXlive 2007!

Isso é muito ruim porque há inúmeras atualizações, inclusive de
segurança. E pior que eu tinha removido uma instalação do TeXlive que eu
tinha para poder fazer upgrade (sonho meu)...

Se pelo menos o Ubuntu não colocasse os editores TeX com TANTAS
dependências cruzadas, seria possível criar um "dummy" contendo
'tex-common' e usar as versões não empacotadas do TUG que, inclusive, a
partir da próxima, passarão a ter seu próprio gerenciamento de pacotes.