Descompacte o arquivo clicando com o botão direito, escolhendo "Extrair
aqui".
Depois entre na pasta e veja se encontra os arquivos "Readme.txt" ou
Install.txt... ou outro que sugira como instalar.

Bem, se não encontrar pode ser que haja os arquivos, install.sh ou
setup.sh ou compile.sh esses arquivos executados fazem a instalação.

Outra sugestão... veja se acha o site do aplicativo, normalmente lá tem
dicas de como instalar o programa.

Marcelo Silva