Olá Evandro você quis dizer os próprios drivers que o ubuntu instala? Pois
nesse caso ele instala o vídeo (com algum driver do tipo padrão), consigo
até obter a máxima resolução do monitor, porém nada de efeitos do compiz. Em
tempo, se esses drivers open source que você citou não for os que já vem no
cd de instalação do ubuntu, sabe onde posso encontrá-los?

grato