Segundo um artigo, do qual cito uma parte (link abaixo), há duas portas
de risco que ficam abertas no ubuntu, então:

Alguém sabe me dizer se quando eu aciono o firestarter ele fecha as
portas de risco? E ele se ativa quando eu inicializo o sistema? (ou como
eu faço isso?)

E é grande o risco num micro doméstico?
Meu conhecimento é pouco.

Trecho do artigo e link:

"3 -- *Ubuntu Linux* -- A infraestrutura profissional de firewall
incorporada ao núcleo do sistema operacional -- a arquitetura Netfilter
-- mas não ativa desta funcionalidade por default nem foi capaz, até o
momento, de produzir um mecanismo de ativação e controle deste tipo de
recurso que seja dotado de um nível de usabilidade comparável ao
encontrado nos outros dois concorrentes. "

!O Ubuntu aparece em terceiro lugar??!!!

http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=1702&pag=3
<http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=1702&pag=3>

Abraços,

--