Quando voce instala as ferramentas para convidado, um cdrom virtual é
inserido, você vai até a unidade desse cdrom e instala o .exe que
estará lá. Isso se seu Windows virtual não estiver com o autorun
habilitado, se estiver, o autorun irá executar este arquivo
automaticamente.

As pastas compartilhadas em maquinas virtuais Windows e Linux
funcionam de formas diferentes, no Windows ela se comporta como se
fosse uma pasta compartilhada no ambiente de rede, no Linux voce tem
que usar um mount :
sudo mount -o uid=1000,gid=1000 -t vboxsf nomecompartilhando
/pasta/onde/irei/montar/no/home/usuario

Tudo isso tá no help contextual do virtualbox, vulgo F1.

[]'s