Seguinte amigo, para assistir DVD no meu Ubuntu eu costumo usar o VLC, que
pode ser facilmente instalado via synaptic ou apt-get.

Já para ripar DVDs eu costumo utilizar a linha de comando, se ele for
bloqueado primeiro, abra com algum player, após isso pode fechá-lo
normalmente e utilize o comando dd da seguinte forma.

$dd if=/dev/cdrom[sua unidade de cd] of=/home/[usuário]/imagem.iso

Depois disso é só gravar em outro DVD ou montá-lo e assistir.

Não chega a travar a maquina, mas nao consigo ver filmes em DVDs
originais (travados)

Marcelo Silva