Opa Murilo!!!
Faço minha a sua necessidade de configurar o samba. Após a atualização para
o 9.10, notei que as configurações que tinha no 9.04 não mais funcionavam.
Em linhas gerais, a configuração deveria ser mais ou menos assim:

*[global]

## Browsing/Identification ###

# Grupo de trabalho
   workgroup = workgroup

# Nome que será mostrado, por exemplo, em Meu Computador (Windows)
   server string = %h server (Samba, Ubuntu) %v
*

*
*

*#### Networking ####

# Interface que será usada para o compartilhamento. Esta opção, me
corrijam se eu estiver errado, não expoe o servidor para internet, por
exemplo
   interfaces = eth1
*

*   bind interfaces only = yes

# Localização dos logs do samba bem como seu tamanho em Kb

   log file = /var/log/samba/log.%m

   max log size = 1000

   syslog = 0

# Em caso de crash, log para o administrador
   panic action = /usr/share/samba/panic-action %d

####### Authentication #######

        security = user
# Security: nível de acesso, pode ser user ou share.
# User, temos um controle de autenticação por usuário, cada
# usuário tem suas permissões de acesso. Já como share,
# temos um compartilhamento simples onde todos acessam
# tudo sem nenhum controle.

# O servidor aceitará usuários sem senha?
# Eu prefiro deixar No
        null passwords = no

# Habilita senhas criptografadas, é importante a habilitação
# para compatibilidade com windows 2000 e XP
        encrypt passwords = yes

   passdb backend = tdbsam

   obey pam restrictions = yes

# Sincronizar as senhas do sistema com o samba
   unix password sync = yes

   passwd program = /usr/bin/passwd %u
   passwd chat = *Enter\snew\s*\spassword:* %n\n
*Retype\snew\s*\spassword:* %n\n *password\supdated\ssuccessfully* .

   pam password change = yes

   map to guest = bad user

# Essa configuração é para minha rede interna. Mude caso sua classe
nao seja essa
# IPs ou hostnames dos micros da rede
   hosts allow = 192.168.254. 127.

# Controlado de Dominio???

   domain logons = yes

# adicionar usuario
 add user script = /usr/sbin/adduser --quiet --disabled-password --gecos "" %u

# adicionar ao grupo machines

 add machine script  = /usr/sbin/useradd -g machines -c "%u machine
account" -d /var/lib/samba -s /bin/false %u

# adicionar ao grupo

 add group script = /usr/sbin/addgroup --force-badname %g

# usuario, grupo de usuarios validos
   valid users = @paranaiba #usuario, user

# O compartilhamento netlogon é obrigatório
# nele ficará os scripts de logon dos usuários.
# Defina o path, especificando onde está a pasta netlogon
# não esqueça de criá-la também depois.
# Estamos definindo abaixo que o compartilhamento não
# será navegável e que será somente leitura.
[NETLOGON]
   comment = Network Logon Service
   path = /mnt/netlogon
   valid users = @paranaiba #usuario
   available = no
   browseable = no
   public = no
   writeable = yes
   guest ok = no
   read only = no
   share modes = no

# Implementando lixeira
vfs objects = recycle
recycle:facility = LOCAL1
recycle:priority = NOTICE
recycle:maxsize = 0
recycle:repository = /var/spool/samba/lixeira/%U
recycle:directory_mode = 0777
recycle:subdir_mode = 0777
recycle:keeptree = Yes
recycle:touch = True
recycle:exclude = *.tmp, *.temp, *.log, *.ldb, *.o, *.obj, ~*.*, *.bak
recycle:exclude_dir = tmp, temp, cache
recycle:versions = Yes
recycle:noversions = .doc|.xls|.ppt|*.dcl

# Para que os arquivos criados fiquem em minusculo
preserve case = yes
short preserve case = no

default case = lower

[printers]
   comment = All Printers
   browseable = no
   path = /var/spool/samba
   printable = yes
   guest ok = no
   read only = yes
   create mask = 0700

[publico]
delete readonly = yes
browseable = yes
path = /mnt/publico
create mask = 0777
#veto files = /*.inf/
valid users = @paranaiba #usuario
comment = Arquivos em geral
writeable = yes
public = no

[Backup]
delete readonly = yes
browseable = yes
path = /media/disk/Backup
create mask = 0777
valid users = @paranaiba
comment = Arquivos Leni
writeable = yes
public = no*

Pois é, isso ai funcionava e bem no 9.04
Devo ter me esquecido de alguma configuração (grupo, permissao,
usuario) alguma coisa que invalida o login (mapeamento) pelo windows
xp
E é claro, não criei isso ai do zero. googlando, Morimoto (Servidores
Linux) e algumas dicas em forums.
No mais, espero que isso sirva como exemplo para vc testar ai.
Lembre-se que esse smb.conf é para um controlado de dominio
[]´s
Evaristo