Carlos,

não tenho certeza se isto vai te ajudar mas pelo que entendi o ubuntu está
montando o armazenamento interno do seu celular e não seu cartão de memória.

Procure no seu aparelho, provavelmente em configurações > conectividade ou
coisa parecida, lá deve ter uma opção de conexão USB, na maioria dos
telefones
que aceitam cartão existe a possibilidade de escolher utilizar o
telefone ou o cartão
de memória ao ligar na USB.

Outra opção seria olhar no manual do seu aparelho!

*Rafael Ferreira*