Eu acho o Nautilus muito simplão. Um recurso que sinto muita falta nele é
aquela barra que o Win Vista oferece embaixo do explorer (configurada para
tamanho maior) e quando vc clicar em cima de um arquivo, jpg ou mp3 por
exemplo, e ele te mostra várias propriedades do arquivo. Seria uma ótima
algum script ou addon que pudesse adicionar ao nautilus para ele ser capaz
de mostrar mais detalhes do arquivo sem que se precise abrir individualmente
cada um para saber.