Eu tenho o compiz ativado mas ele não pesa tanto, pelo menos os recursos que
ativo dele e tb ele é uma das bases do motivo pq eu prefiro o linux do que o
win, acrescenta funcionalidades e utilidades incríveis. Agradeço a ajuda,
tirei o monitor do sistema e o applet de metereologia (não sabia que o
relógio já tinha isso) e ajudou bastante, outra coisa que ajudou foi deixar
a barra de tarefas sem imagem de fundo, incrível, mas um png de alguns bytes
como plano de fundo nela tava 'enroscando' o início tb.