Caros,

Agradecendo a ajuda de todos, mas em especial àqueles que puderem se
envolver com o problema mais ativamente, coloco os procedimentos adotados.

1) Removemos todos os pacotes continham o MySQL
... sudo aptitude remove mysql-server...
... etc...
2) Atualizamos a base RPM
.. sudo aptitude update...
3) Forçamos a integridade dos pacotes quebrados
... sudo aptitude -f install...
4) Repetimos rotinas como estas diversas vezes...
5) Nada adiantou...
6) Depois de algumas horas de tentativas diversas de consertar a base de
pacotes, resolvemos que seria mais produtivo reinstalar o ubuntu  :(0 ...
Como o servidor ainda não estava em produção, aproveitamos e fizemos a
instalação do ubuntu 9.10, onde tudo está funcionando.

Assim, agradeço a paciência e colaboração de todos.

Abraços,

Joe.