Oi pessoal

Comprei um laptop e estou tentando compartilhar o acesso à internet do
desktop com o laptop, mas estou com algum problema.
Minha configuração é a seguinte: eu uso Velox, o desktop roda Ubuntu 9.04 e
o laptop está com win7. Eu tenho um modem adsl router dsl 500b da d-link que
já era usado para a conexão por cabo e comprei um wireless router di524 tb
da d-link.
Depois que eu pluguei os roteadores conforme o manual ensina, não conseguia
mais acessar a internet e nem consegui acessar a página de configuração do
roteador wireless que é 192.168.0.1. Aí eu segui algumas dicas neste
endereço:
http://www.gdhpress.com.br/redeseservidores/leia/index.php?p=cap2-4 e tive
algum progresso.
Eu dei um "sudo ifconfig eth0:1 192.168.0.2" conforme a dica do gdh e a
partir daí eu consegui acessar as configs do roteador, fiz as configurações
básicas conforme o manual e em seguida consegui fazer o laptop win7 acessar
a internet sem fio, apesar de continuar sem acesso no desktop.
Os problemas estão justamente aí, primeiro eu não consigo acessar a internet
com o desktop e o segundo é que para ter acesso às configs do roteador eu
tenho que dar um ifconfig a cada vez que eu reinicio a máquina.

Alguém sabe como resolver isso?

Obrigado

Vítor