A um tempo atrás tive problema parecido no Windows XP. Era a ventoinha
do cooler que travava por falta de limpeza, esquentava o processador e
reiniciava o Windows (uma proteção do processador quando esquenta
passando do limite suportável). Então, antes de sair jogando "pedras" no
Sistema Operacional é bom dá uma olhadinha no hardware para ver se há
algo aparentemente de errado. É só uma dica ;)

blz