Eu uso alguns programas que não estão no repositório do Ubuntu, mas
gosto bastante deles. O primeiro é o OpenShot
(http://www.openshotvideo.com/) é um programa muito simples, você abrir
os seus vídeos e, inclusive, dar uma editada básica (é um programa
semelhante ao MovieMaker do Ruindous). O outro é o Mobile Media
Converter (http://www.miksoft.net/mobileMediaConverter.htm), que serve
para converter o vídeo ou outros arquivos direto.  Uso muito ele para
converter os vídeos do meu celular no formato .3gp e, também as
gravações em áudio que faço no meu celular também, que é no
formato .amr. Ele funciona muito bem e converte para muitos formatos.

Abraços

        Marcos Vinicius da Silva Goulart
        Graduado em Filosofia pela UFRGS.
        Mestrando em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.
        http://ensaius.wordpress.com
        Usuário Linux #462480