Oi Marcel,

Pra monitorar cliques ou eventos em geral no ambiente gráfico, digite

$xev

no terminal e clique na janelinha do programa. Vc vai ver a saída do evento
X... Mas nao sei se é isso que vc quer. Como assim comando do ícone? Um ícone
da Área de Trabalho? Se sim, basta clicar com o botão direito e verificar nas
propriedades do ícone qual comando está associado a ele...

Explica melhor aí pra gente :)

Melissa