Olá Salles, se você estiver referindo-se a Nota Fiscal de Produtos, a sefaz
de São Paulo disponibiliza o Emissor de Nota fiscal Eletrônica que é valido
em todos os estados brasileiros desenvolvido em java, roda perfeitamente em
Linux, basta ter o java instalado em seu navegador.

Com relação ao visualizador da NFe, você consultar a nota no próprio portal
da nota fiscal eletrônica, e caso queira pode baixar o Visualizador de NFe
também desenvolvido em Java.

Com relação ao certificado digital, existem dois tipos o A1 que é um
arquivo, tem mais facilidade pois não necessita ficar digitando senha a cada
operação e tem validade de 1 ano. E tem o A3, que é um cartão ou token que
além de ser mais caro, tem que ficar digitando senha a quase toda operação,
e também é mais difícil sua integração com os webservice de terceiro, este
certificado tem validade de 3 anos.

Você tem que procurar uma entidade que faça a emissão do certificado
digital, uma que faz muito sucesso pelo menos aqui em Sampa é a serasa
experian www.certificadodigital.com.br tem outras entidades que faz este
trabalho, basta procurar.

Com relação a Nfe quando você mudar será necessário iniciar uma nova série
de nota fiscal com uma nova numeração, para ser usada com a nota de modelo
55 (NFe).

Caso queira integrar a NFe ao seu ERP, tem vários projetos livres na net,
como o Uninfe (Feito em C# que basta gerar um arquivo txt para se integrar
ao ERP, funciona muito bem) Caso seu ERP for feito em uma linguagem Web tem
a opção de se utilizar o PhpNFe.

Bom tentei descrever de forma simples um pouco sobre a NFe você encontra