Achei !!!!!!!!!!!!!!!!

Sabia que o controle estava num arquivo escondido:

/home/seu_user/.gtk-bookmarks

É só acrescentar a pasta e ela fica como link na Barra do Gnome: "Locais"

Fica aqui registrado......
Só não sei porque o ícone (que escolhi para a pasta) não aparece, mostra
apenas o ícone padrão de uma pasta.

E observando lá, notamos que as outras pastas ficam com o ícone. Depois
vou ver isso!!!

Fica registrado aqui caso venha a esquecer.