Acabei por instalar o UNR 9.10, ele não tem o desktop-switcher mas 'ranquei'
pelo synaptic a inetrface do remix e instalei a desktop, deu certo a
interface gráfica, mas para minha infelicidade o unr  9.10 não é mais que o
ubuntu 9.10 com interface diferenciada, os problemas são os mesmos e
exatamente da mesma maneira, em resumo, a mutilação se dá assim:

Instalação padrão do Ubuntu ou UNR 9.10:
Não funcionam o touchpad nem as teclas com funções especiais FN+F1...F12
Funciona a rede wireless com driver instalado pelo próprio ubuntu

Com atualização do Kernel para 2.6.32 ou 2.6.33
Resolve o problema do touchpad
Detona a rede sem fio, a interface wlan0 simplesmente desaparece e os
comandos "modprobre wlan0 up" entre outros não surgem efeito pois ele diz
que não há essa interface
Persiste os problemas das teclas de funções FN

Pô, estou falando de um equipamento básico, atual, e o Ubuntu com problemas
tacanhos desses? Até um Win98 deve reconhecer um touchpad sem precisar de
instalar drivers ou mexer em outras coisas (pelo menos o básico).

Estou quase a desistir pois tenho deixado de fazer atividades importantes
com o tempo que acabo perdendo indo atrás de soluções e me deparo cada vez
mais com erros. No momento espero que o ubuntu 10.04 resolva esses
problemas, embora sem otimismo.

Em português há muita pouca informação que leva a algum movimento de solução
desses problemas em relação a este equipamento, encontrei várias coisas em
inglês mas aí não resolve muito pois é compreender a língua inglesa num
contexto que não se tem conhecimento, no caso, os comandos/funções a ser
executados, o que não ajuda muita coisa. Mas o que há em comum nas várias
informações fragmentadas que vou pegando dos fóruns gringos é:

Problema das teclas de função FN: tudo indica que deve-se instalar o
acpi4asus para resolver
Rede sem fio deixa de funcionar após atualização do kernel: há um projeto
para placas de rede sem fio como a minha que permite uma compilação para que
ela funcione (http://rtl-wifi.sourceforge.net/wiki/Installing)

... pra variar são "dois probleminhas" que exigem, ao meu ver, conhecimentos
avançados, para conseguir seguir as instruções propostas por estes tutoriais
com sucesso, pois é raro um comando que se digita no terminal que não será
seguido de vários erros.

O jeito é encarar a restrita e fechada interface do win7 por enquanto, um
dia os sistemas linux conseguirão instalar redes sem fios e outros recursos
tão banais como esses, que são os básicos de qualquer portátil, com a
facilidade de um windows.

Desculpem o desabafo. É que são questões muito básicas (touchpad é
demais!!!) que geram problemas e ao mesmo tempo, é porque é tão difícil
voltar a usar win depois que se conhece os recursos de um compiz, gnome-do,
tomboy notes, cairo-dock..., que certamente lamento.

Unable to translate selected text.