Olá Jeferson,

Passei por isso há alguns dias quando trouxe um netbook dos EUA e tive
de configurar para acentuar. Faça assim:

Abra Sistema --> Preferências --> Teclado, aba Disposições, e adicione
o teclado EUA Internacional com teclas acentuáveis (se seu teclado
tiver os acentos mas não o ç). O modelo pode ser o PC Intl Genérico de
105 teclas.
Desmarque a opção "Disposição separada para cada janela". Reinicie o X
e no GDM escolha aopção do teclado acima (isso pra ela ficar
persistente, senão, toda vez que você entrar no Gnome vai ter de
alterar o layout do teclado na mão.

Pra ter certeza de qual layout estou usando, incluí no painel inferior
um indicador de teclado (botão direito sobre o painel inferior, opção
Adicionar ao Painel, Indicador do Teclado).

Espero que ajude.

Abraço.