Estou usando sem problemas dois monitores a bastante tempo com placas
de video NVIDIA, tanto em casa onde tenho um LCD de 1360x768 quanto no
trabalho 1440x900 como segundo monitor, incluindo as funcoes Separate
X-Window (dois monitores separados) como Clone (chamado pela nviida de
TwinView).

Basta eu ir em Sistema->Preferencias->Monitores, então o sistema me
avise de que é melhor usar a ferramenta de video do fabricante no
lugar e então é chamado o nvidia-settings que é por onde faço
realmente as coisas. A função clone não requer reinicialização do X,
mas o Separate X-Windows requer a senha do administrador para
sobreescrever /etc/X11/xorg.conf e reiniciar a sessão.

Obviamente, só funciona com o driver proprietário e tem um detalhe
importante, tenho que ligar meu notebook com o segundo monitor já
conectado, se eu ligar o note primeiro e depois com o sistema já
carregado tentar realizar essa configuração vai dar problemas.

[]'s