para que o modem funcione vc precisa ter instalado na sua maquina o wvdial,
que é o discador obrigatório para linux, quando vc espeta o modem o sistema
reconhe como pen e não como modem, e ai vc precisa instalar um ejetador usb
depois de injetado o sistema reconhece como modem, e ai é so ir em
preferencias, conexoes de rede, e configurar de acordo com sua operadora