Em 18 de maio de 2010 22:18, Marcus Mac-Ginity <mgin...@gmail.com> escreveu:

> - a pergunta básica é: como identificar fisicamente cada conector USB que
> tenho para conexões externas (somente 3) e internas (ao todo são 7
> classificadas como 'USB 00.0: 10a00 Hub'; 3 classificadas como 'USB 00.0:
> 0000 Unclassified device'; 1 como 'mouse', e ao mesmo tempo conferir se
> cada um é 1.0 ou 1.1 ou 2.0 ...
>   ... a identificação pode ser por soft e/ou hardware...

Bom que você demonstrou muita educação ao fazer a pergunta, mas
exagerou um pouco e acabou não sendo muito claro. Se eu entendi bem,
você quer saber que interfaces USB do seu notebook são 1.0, 1.1 ou
2.0.

Use o comando "lsusb", que será mais direto em relação a isso. O
comando sem nenhuma opção mostra as interfaces usb, listando as vazias
e as ocupadas. Pedindo para ele ser mais específico (opção -v), ele
mostra *muita* coisa (é bom redirecionar para um less ou para um
arquivo). Entre as coisas que ele mostra, está a flag "bcdUSB", que
indica a versão máxima que a porta suporta.

Espero ter entendido a pergunta.

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com