Paulo,

O seu comentário eu entendi. O do Zandre não. Acho que faltou uma virgula
ali em algum lugar pra que eu pudesse entender a conotação que ele quis dar
ao que disse (quanto a isto, faço minhas as suas palavras, isso é um
comentário, não uma crítica). Por um momento cheguei a pensar que ele
estaria negando meu pedido de desculpas, quando na verdade eu estava falando
contigo, logo, só você ou o autor do guia poderiam questionar minha
retratação. Daí o motivo de não ter compreendido.

Já a parte que você explicou eu já havia entendido, e repito, apenas deixei
de mencionar a fonte quando atendi ao pedido do Marcello de disponibilizar o
guia na lista, porque entendi que qualquer pessoa que o baixasse através
daquele link deixaria de ir direto ao site do autor, mas ainda assim teria
conhecimento acerca de sua autoria, eis que devidamente identificada no
próprio manual.

Já disse o que tinha de dizer em relação ao trabalho do criador do guia e de
toda a equipe que contribuiu para que ele se tornasse real. Reitero aqui
tudo que disse sobre as qualidades do material e parabenizo quem o fez.

Gostaria apenas de esclarecer que em momento algum, mesmo não citando a
fonte inicialmente, me proclamei autor ou colaborador de tal projeto.

Como voce disse, qualquer um pode distribuir o tal guia, em razão do tipo de
licença que ele adota. Eu mesmo o recebi através de e-mail, e infelizmente,
ninguem citou a fonte também. O que não me impediu de conhecê-la ao ler o
manual.

Quanto à pergunta sobre estatisticas de download, etc, imagino que a
situação se assemelha bastante ao que eu penso que ocorre com a industria
fonográfica ou de filmes (que ao contrário do guia em questão, tem licenças
de uso restritivo). Acredito que o " feedback" acaba sendo sentido pelo
artista/autor mesmo que as pessoas consigam o conteúdo de fontes diversas.
Isso porque as pessoas sempre buscarão prestigiar um trabalho bom e bem
feito, externando isso de alguma forma, e geralmente indicando a outras
pessoas, gerando uma cadeia de eventos que eu só posso imaginar, mas
infelizmente não sei demonstrá-la  em números.

O pessoal que baixa séries e faz legendas sabe bem o que eu quero dizer. Nós
que usamos o ubuntu, gratuitamente, baixando-o via torrent, ftp, IRC, seja
lá o que for, também sabemos o que isso quer dizer, e aposto que o Mark
Shuttleworth também entende isso, e sabe que quanto mais pessoas baixarem
seu sistema operacional, seja de que fonte for, mais o seu trabalho será
reconhecido e divulgado.

Bom, isso também é só um comentário.

Sou advogado e entendo os limites da legislação autoral, e jamais faria algo
que acreditasse ser contrário ao reconhecimento do trabalho alheio (ainda
que por vias transversas, como no exemplo acima).

Uso o ubuntu por opção, pois tenho licenças originais do windows em todos os
computadores da minha família, e ainda assim, consegui converter cada
familiar ao universo GNU/Linux.

Entendo desnecessário o "sermão" de vocês mesmo após o meu reconhecimento do
equivoco, acompanhado da devida justificativa e inclusive com toda a
exaltação ao trabalho produzido pelo senhor de Val.

Mais uma vez, peço desculpas pelo equívoco, ressaltando o motivo que me
levou a cometê-lo, e espero a compreensão de todos.

Atenciosamente,

Fábio Porto.