Se a questão é só gravar, sem tratamento nenhum no arquivo:

1 - Clique em Aplicativos > Multimídia > Gravador de som
2 - Clique em Arquivo > Abrir controle de volume
3 - Clique na aba Entrada.
4 - Escolha o dispositivo de entrada e clique em Fechar.
5 - Escolha o formato do arquivo em Gravar como.
6 - Clique no botão vermelho redondo para iniciar a gravação.
7 - Clique no botão quadrado cinza para parar a gravação.
8 - Clique no botão triangular redondo para ouvir a gravação.
9 - Clique em Arquivo > Salvar, ou em Salvar como,  para salvar a gravação.

Abraço.