Fiz a instalação do nautilus elementary para poder usar o gloobus que me é
de muita utilidade, segui o tutorial abaixo. Qual a minha surpresa que ao
reiniciar o ubuntu não acessa o gnome, dá vários erros e não inicia nada, um
dos erros é impossibilidade de ter acesso como root a algo mais ou menos
chamado "iceautority" e também criação de pastas relacionados ao nautilus
(/home/desktop); infelizmente são vários, to achando que é até palhaçada
esse tutorial!

Só tenho como acessar o xterm. Tentei desinstalar usando o comando sudo
apt-get remove nautilus e com ele o ubuntu-desktop foi embora tb, ao que
reinstalei posteriormente; nesse processo todo continuou do mesmo jeito.

Como faço então para restaurar ao nautilus anterior? Suponho que devo apagar
o source do elementary e adicionar o repositório do nautilus padrão e então
proceder a instalação, mas como?

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Nautilus-Elementary-gerenciador-de-arquivos-mais-simples-para-o-Gnome