Em 16 de junho de 2010 13:30, Fb pp <festpa...@gmail.com> escreveu:
> Decididamente, minha alegria em ter instalado o linux e saído do windows
> terminou...

Eu diria que não, já que você resolveu postar suas dúvidas na lista

> O linux pode até ser um bom sistema operacional, mas a falta de
> drivers, sistemas tipo plug and play, ou simplesmente de identifidação e
> instalação de drivers automaticamente é estressante.

Me desculpe, mas isso não é totalmente verdade. Eu já instalei o
Ubuntu 9.10 em uma máquina igualzinha a sua e não tive nenhum problema
de identificação de hardware.

> Como usuário final e
> iniciante, não suporto mais as inúmeras tentativas frustadas pra tentar
> instalar minha webcam e o microfone, bem como o o modem no meu notebook.

Veja bem, se você fosse um usuário iniciante no Windows, com certeza
pagaria alguém pra instalar as coisas pra você, ou chamaria algum
conhecido que entende do assunto.

> Li
> todos os tutoriais, instalei e reinstalei, e nada de câmera funcionar, skype
> funcionar, modem funcionar adequadamente.
> Se houver alguém que queira me convencer que o Linux presta, envio minhas
> configurações.

Não lembro de você ter postado alguma dúvida aqui na lista. Postou? Se
não deu certo, já pensou em suporte pago?

> Notebook Positivo
> Intel celeron m430
> 512 Ram
> hd 80

Qual modelo?

> lsusb
>
> Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
> Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
> Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
> Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
> Bus 001 Device 003: ID 0bda:8187 Realtek Semiconductor Corp. RTL8187
> Wireless Adapter
> Bus 001 Device 002: ID 0402:5602 ALi Corp. M5602 Video Camera Controller
> Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

A princípio, todo esse hardware acima funciona tumaticamente.

> Modem ZTE MF100.

Esse modem (aliás, qualquer modem ZTE) é complicado, mas não
impossível de instalar. Só que isso não é um problema do Linux, é da
ZTE. Seria importante verificar se os dispositivos que você adquire
têm sido bem instalados por outros utilizadores de Linux, *antes* de
comprar. Por exemplo, os modem Huawei eu sei que funcionam bem porque
tenho dois deles. O ZTE MF110, eu instalei uma vez e depois, do nada,
ele parou de funcionar. Fiz a Vivo trocar meu modem depois que nem
eles conseguiram desbloqueá-lo e consegui o Huawei. Hoje, eu fujo de
ZTE.

> Atenção:
> Drivers instalados, V4l instalado e atualizado, Drivers do modem idem (mas
> instalou como MF646 e o programa fornecido pelo modem não roda e funciona
> quando quer). Em suma, todos os tutorias que visitei, verifiquei minha
> compatibilidade, instalei, mas nada.

Pois é... foi o que eu disse. Isso não é problema do Linux, é do modem.

> O skype trava o sistema trava quando inicio a conversação

Bom, pode haver muitas causas para isso, precisamos de mais
informações, mas vamos por partes

> O sistema também trava, e pensei que o Linux se vangloriasse de não travar.

Bom, depende do que você chama de "travar". Você experimentos teclar
Ctrl+Alt+F1 para ver se o terminal em modo texto estava funcionando?
Se não fez isso, é possível que apenas o aplicativo ou, no máximo, o X
tenha travado. De novo podem haver vários motivos.

> Instalei o dock, e não funciona corretamente.

Hummm Com uma máquina dessas eu acho que não vai funcionar mesmo...

> E baixei um programa para detecção de drivers e o linux ignorou vários, isto
> é, há vários drivers não instalados na máquina.

Como assim? que programa é esse?

> E tentei localizar um programa para detecção e instalação de drivers para
> Linux, como no Windows, mas não encontrei.

O Linux não funciona como o Windows. Por isso você não achou.

> E um pouco de estória. Meu primeiro contato com o LInux foi com o Mandrake,
> depois Kurumin e dele gostei. Meu pentium mmx 233 voava, e o acesso via
> dial-up era razoável. Velhos problemas para configurar a conta. Sempre tive
> a imagem do Linux como leve, mas no KDE. O Gnome, que estou usando, é mais
> pesado. Tive esta impressão tanto no Mandrake, como no Kurumin. Agora com
> Ubuntu, meu note está igual a quando rodava XP, porém com mais problemas que
> eu teria com Windows. Imaginei que o Linux havia evoluido e mudado, mas,
> para mim, os problemas continuam, e piores.

Hummm. com 512MB de memória e uma máquina modesta, tentando rodar
coisas como o cairo-dock... Acho que você está exigindo demais da sua
máquina. É minha opinião, mas algum colega pode pensar diferente...

Eu sugiro que você trate um problema por vez e abra uma thread por
problema para não deixar as coisas tão genéricas. Como dizia minha
avó: "devagar se chega longe."

> Obrigado,
> Att
> Pablo