Em 3 de julho de 2010 11:06, Robson Dantas <robson.sh...@yahoo.com.br> escreveu:
> Como eu falei, minha partição tava dando erros no boot, entrei no ubuntu via
> LiveCD e dei o comando pulo terminal:
>
> sudo mkfc /dev/sda3

mkfc? Não conheço esse comando. Será que você não deu o mkfs? mkfs é o
comando que formata. Porque você deu esse comando?

> Quando reiniciei pelo HD a partição sumiu, buaaaa!! e agora, como
> recuperar??????
>
> existe como fazer isso via LiveCD? Algum comando ou programa de recover ???
>
> A unidade /home estava na partição /dev/sda3 e era formatado com Ext4

Bom, você formatou a partição. Os parâmetros padrões do mkfs
provavelmente fazem uma formatação rápida, mantendo os dados.

Um ótimo programa para recuperar partições é o TestDisk
http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_PT. Dá uma olhada no site, mas
ele está nos repositórios. Ele vem com o TestDisk que restaura
partições e o PhotoRec que recupera arquivos.

Talvez uma boa ideia seja baixar uma distro que os traga instalado por
padrão. Um bom lugar pra procurar é no
http://distrowatch.com/search.php, escolha a categoria de Rescue e
veja se as distros dos resultados trazem o TestDisk.

--
Humberto Xis
http://lixaonerd.wordpress.com