Acho que o número é esse.

Boa noite pessoal.

Então, fiz a atualização outro dia (nem lembro mais quando fiz) e desde
então, meu hd (que é interno mas está numa gaveta usb, formatado em
fat32 [tá bom, eu admito que errei, mas na época, eu usava o Windows
ainda]) quando inicia o sistema, demora uns 10 segundos para não deixar
eu salvar mais nada nele.

Fica dizendo que só tem permissão de leitura (apesar de todos os
arquivos estarem 755 e pasta 1700).

Isso ocorreu com mais algúem?

Acho que isso ocorreu na atualização do kernel porque eu estou no
2.6.32-22 (não estou correto sobre o número) e está funcionando desde
então...

Ah, pra tentar contornar isso, liguei no Vista (que mantenho pra alguns
programas, num caso de falha na minha VM) e fiz a desfragmentação.
Depois deixei a tarde toda de hoje para fazer um chkdsk.

Alguma idéia?

[]'s