Yo!!
\o

( -X ) assim só funfa no linux... o putty dá uns pau com isso (mas vc pode
tentar)

vc pode acessar as pastas usando um ftp pela porta 22
(ele temq ter suporte pra sftp, a maioria tem)
agora quanto a ambiente gráfico completo
só por um programa de controle remoto como o Welington
falou
VNC é o mais rápido, mas de segurança questionável...

abraço

Marlon Valério
   T0ddy Stone Brains