Em 5 de agosto de 2010 09:59, Renato Alvim <renato.al...@gmail.com> escreveu:
> Agradeço a todos pelas respostas!
> Bem, em síntese, antes mesmo de testar as ações sugeridas, considero que:
>
> Provavelmente o programa apresenta bugs que devemos informar.
> Verei como fazê-lo.
> As soluções são artificiosas.

A solução da alteração do modelo não me pareceu artificiosa. O
concorrente também tem esse recurso.
A solução a respeito da soma, também não, mas uma adaptação ao modo de
trabalho do programa.

> Assim, o programa não é bom para o que se propõe.

Eu acho que é. Como o Xisberto mostrou, ele trata certas ações de
maneira diferente do "outro", mas isso não significa que esteja
"errado", apenas diferente.

> Muito menos pode concorrer com "o concorrente" (redundância forçada...hehe)

Muito pelo contrário. Não vejo no que o "concorrente" possa ser
melhor. Prova disso é que eu nunca passei por essas dificuldades,
porque meu método pessoal de trabalho é diferente do seu. E eu uso
planilhas todos os dias, o dia todo.

> Isso deveria ser mudado pela equipe do programa.

Possivelmente. Algumas dessas "maneiras de trabalhar", às vezes, não
são muito intuitivas. Mas o BrOffice.org tem uma equipe de trabalho só
pra lidar com questões de ergonomia do aplicativo. E estão sempre
pedindo feedback dos usuários. Boa hora pra fazer isso.

> Concordam?
> Nesse ponto?

Respondido nos pontos anteriores.

> Obrigado a todos mais uma vez.
>
> Talvez esses bugs tenham aparecido comigo porque eu uso muito o programa , e
> SÓ ELE.

Depois da explicação do Xisberto, não acredito mais que sejam bugs.

Abraço.
--
Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador