Alguns possuem o samba preinstalado e uma interface web para gerenciar
compartilhamentos e contas, mas tambem podem funcionar como ftp,
webdev e por aí adiante. Alguns NAS permite até que coloque seus
usuarios para autenticar com outros procolos como X25, LDAP, ao até
mesmo um AD. Alguns tem até servidor de torrent embutido e media
center.
A zica de escolher NAS para um escritório ou departamental é quanto a
velocidade, a maioria deles perde feio para um servidor PC bostinha,
isto é, voce monta um servidor de arquivos num micro antigo e ele
ainda será mais rápido que o NAS atual. É claro que isso depende de
NAS para NAS, um bom NAS custa quase tanto quanto um servidor de
arquivos básico da Dell ou IBM com 1 ano de garantia on-site e quase
não vale a pena.

[]'s