Já havia pensado em remover procps, mas decidi por não fazer porque
vários pacotes importantes dependem deles. Entretanto, como não
encontrei outra saída, resolvi tentar. Abaixo, o que obtive como
resposta:

non...@nonono:~$ sudo apt-get purge procps
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
criados ainda ou foram retirados da "Incoming".
A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
  language-support-translations-pt: Depende: thunderbird-locale-pt-br
mas não será instalado
                                    Depende: thunderbird-locale-pt-pt
mas não será instalado
  telepathy-butterfly: Depende: python-papyon (>= 0.4.2) mas não será instalado
E: Pacotes quebrados

Com certeza meu sistema de gerenciamento de pacotes está corrompido.
Alguma sugestão de onde devo procurar para obter mais detalhes no
sistema?

João Marcelo Uchôa de Alencar
Computer Science BSc.
jmarcelo.alencar(at)gmail.com