Acho que o problema é o teu adaptador mesmo... o meu nem é de marca famosa
(comprei no mercadolivre), mas funciona que é uma beleza. E nao precisa
configurar nada no ubuntu, é plugar e usar.

Tenho usado com frequencia, especialmente depois que conheci o ganyremote.

Abraço,

Fábio Porto
83 - 9623-3429
fabiopo...@gmail.com