Prezado Xisberto

Você matou dois coelhos de uma só cajadada. Vejamos:

Primeiro a solução do problema: No arquivo user-dirs.dirs daqui, a linha
a que você se refere na mensagem abaixo contém:
XDG_TEMPLATES_DIR="$HOME/Templates",
e, realmente, no meu diretório de usuário aqui existe a pasta Templates
que está vazia. Fiz a experiência de colocar um arquivo lá e ele
apareceu no menu "Criar documento" que aparece quando se clica com o
botão direito do mouse no Nautilus. Assim, sua dica resolveu o mistério.
Não adiantaria nada colocar arquivos na pasta Modelos, porque a pasta
apontada pelo menu é a Templates. Resolvi deixar assim mesmo e passar a
usar a pasta Templates para colocar os modelos.

Outro mistério era: Porque existe uma pasta Modelos aqui cheia de
subpastas contendo modelos se esta pasta vem vazia por padrão na
instalação do Ubuntu e eu não as coloquei lá?
Resposta: Me lembrei que eu comprei este micro novo já com o Ubuntu
instalado. Veio o 9.04 que eu atualizei sucessivamente para o 9.10 e
10.04. Assim, provavelmente herdei esta pasta Modelos do fabricante do
micro, que instalou originalmente o Ubuntu.

Obrigado por apontar a solução do mistério.

Um abraço
Mário Vianna