Ok pessoal, nevermind, já achei a solução.

Quanto ao ícone azul:

É só em Sistemas> Preferencias> Teclado> Acessibilidade  e desmarcar a caixa
"recursos de acessibilidade podem ser alterados com atalhos de teclado".
fonte: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=58279.0

E quanto ao docky, desinstalei e instalei de novo, e alterei a opção de
"hidding", tirando do modo inteligente para "desviar janelas" e
aparentemente surtiu efeito.

Obg de qualquer forma, e fica a solução para quem se deparar com esses
"problemas" no futuro.

--
Abraço,

Fábio Porto