Olá.

> Fazer fork para pasar por cima de certas regras (quais?)  e certos
> procedimentos (quais?) seria então a solução?

Seguir os padrões de formatação do wiki, por exemplo, é um. A página
do Planeta Ubuntu é outro exemplo:
http://wiki.ubuntu-br.org/Planeta/Regras

> Quando assinei o CdC, em 2006, segui orientações que encontrei no
> wiki. Não foi um parto.

Que bom que você soube como fazer.
Pois pra mim foi um pouco complicado, sim, e tentei mais eu uma vez
até entender que pra fazer funcionar tinha que dar um <Enter> no final
do código pra que o servidor aceitasse como válido. Recentemente, o
Zandre Bran pediu ajuda para a equipe de documentação e teve pelo
menos dois casos de pessoas que tiveram dificuldades com a validação
do CdC. Sinceramente, a coisa poderia ser mais simples.

> Você não precisa assinar o CdC para escrever wikipages. Basta se
> cadastrar no MoinMoin. Para fazer parte do Time de Documentação e de
> outros Times é preciso assinar o CdC, porque a pessoa está se
> comprometendo com a comunidade.

Continuo achando mais fácil, simples e eficaz outra forma. Talvez a
questão não seja a vontade de colaborar, mas a necessidade de se
colocar as pessoas dentro de formatos rígidos e preestabelecidos.

> E ter uma formatação a ser seguida é ruim? Por quê?

Porque cada pessoa é diferente. Alguns se adaptam às regras, outros não.

> Eu mantenho (capengamente, eu sei) uma pégina sobre o modelo de meu
> laptop no wiki. Se você tem uma coleção de dicas específicas, sei lá,
> sobre como configurar um servidor de email com sendmail, crie uma
> categoria e as páginas correspondentes.

Sim, eu tenho várias dicas com fotos, gráficos, vídeos e áudio. Tem
como colocar isso no wiki? É possível fazer o upload de mídias no
wiki?

> Se você seguiu as instruções do Ubuntuser, em breve você estará conosco.

Sim, segui.

> Você perguntou na lista sobre como divulgar? Existe uma página para
> eventos comunitários worldwide.

Ok. Cadê o link? Onde na página do Ubuntu-br eu acho isso, e onde está
a referência sobre essa página? Esse é só um exemplo simples de como
encontrar as coisas no site oficial é complicado. Talvez ela esteja
até debaixo do meu nariz, mas por algum motivo que desconheço, não
encontro. Eu uso esse site desde 2006, e confesso que certas horas eu
desisto de procurar. Porque é mais fácil encontrar o que procuro no
Google, em blogs e sites de tecnologia do que no site oficial.

> Claro que SL não se resume ao Ubuntu. Mas quando se faz parte de uma
> comunidade, presta-se apoio primeiro a essa comunidade.

É? E quando se faz parte de várias comunidades? Vou ter de escolher
para qual vou me dedicar? Desculpe, colega, mas discordo totalmente
dessa visão. Como *voluntário* e como *usuário*, as pessoas têm
direito de escolher suas prioridades. Talvez falte algum tipo de
"incentivo" para que as pessoas deixem de fazer as coisas por conta
própria e passem a fazer através da comunidade, ou talvez seja mais
proveitoso para a comunidade aproveitar o que as pessoas tem de
melhor, sua criatividade, e fazer uma coletânea do que existe sobre o
Ubuntu na internet afora. Talvez algo como o Planeta Ubuntu, só que um
pouco mais sofisticado. Mas, é só uma sugestão...

Só mais uma coisa: eu acho essa discussão entre nós produtiva, mas
para não poluir ainda mais a lista, sugiro que continuemos em PVT, ou
se tiver uma lista pertinente ao assunto, me cadastro nela. Não quero
alimentar flames, e espero que minha resposta não seja interpretada
assim. Apenas estou levantando problemas que identifiquei, os motivos
que acredito que geram esses problemas e colocando sugestões. Se as
pessoas vão refletir a respeito deles ou apenas responder criticamente
ou se justificar, isso á com cada um.

Abraço.

--
Paulo de Souza Lima