Em 23 de setembro de 2010 21:41, Leonardo Bergamo
<leoberg...@gmail.com>escreveu:

> Tô vendo que sou um usuário mais básico do que eu pensava.
> Estou querendo instalar o freeciv para os meus alunos em micros que não
> tem internet.
> Então baixei no meu micro.  Não achei .deb, tem que ser por ./configure,
> install e ... - e não consegui fazer.
> Alguém pode me ajudar.  Qual o procedimento normal para instalação de um
> programa, ou jogo, desta forma (.configure + make + ...)?

Jogo muito, muito bom, eu gostaria de ter mais paciência para jogar jogos de
computador e conhecer mais gente que gostasse do FreeCiv.

Onde você foi que não encontrou o deb? Talvez você não saiba, mas quando
você instala na sua máquina, ele baixa o deb e deixa em um diretório de
cache. Depois você pode usar esses arquivos e instalar como se eles tivessem
sido baixados.

Faça assim: vá ao diretório /var/cache/apt/archives

Você vai encontrar os debs de todos os programas que instalou ou atualizou.
Lá estão os necessários para o FreeCiv. Veja que se ele baixou qualquer
dependência, é bom que você identifique quais são. Uma maneira de fazer isso
é abrir o synaptic e olhar as propriedades do pacote. Copie todos os debs
necessários para o seu pendrive.

Lá nos computadores onde serão instalados os FreeCivs, copie os arquivos deb
para o diretório /var/cache/apt/archives. Aí é só instalar pelo apt-get ou
synaptic mesmo.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com