Talvez, o único problema seja o acesso aos dados a partir do SO
Windows, o driver para partições ext2/3/4 que hoje existe é 100%
funcional em discos internos, mas não funciona ou não detecta estes
tipos de partições quando externas (estou falando de Windows).
Outra coisa, se é para ser backupl, use ext2 em detrimento do ext3 ou
ext4. Você não precisa de jornalling - um atributo importante de
ext3+) se é para ser um disco de backup, o jornalling é bastante util
para desktop e servidores para fazer reparos rápidos e não ter que
esperar um scandisk (desculpe a semantica com o windows) que leva
horasssssss, já num disco externo, se houver problemas você pode
esperar pelo scandisk numa boa.

[]'s