On Tue, 28 Sep 2010 09:47:17 -0300
hamacker <sirhamac...@gmail.com> wrote:
> DIscordo.
> O Ubuntu "innatura" é apenas básico, pronto para uso sob poucas
> circunstancias.
> Para circunstancias maiores e uma melhor experiência, você precisa
> complementa-lo.
> Na prática, eu considero que 1.8G são suficientes para mais de 90% das
> pessoas de escritório e casa.
> Nos dias atuais é mais viável disponibilizar o download de 1.8GB que
> atinga um grupo maior de pessoas do que distribuir CDs de 700M.
> Minha opinião.

Hamacker, concordo que a prática de disponibilizar um pacote mais completo de
1,8G seria o ideal atualmente mas, pelo menos aqui no Brasil, isto dificultaria
a muitos usuários.
Levando em conta que os serviços de disponibilização de banda larga são
péssimos em quase todo o país, baixar uma iso de dvd torna-se complicado para a
maior parte dos usuários, veja bem:
Estou no Rio de Janeiro, uma megalópole:
No escritório não consigo mais que 33kbps pela velox e, caso contrasse a net,
ficaria limitado a 100kbps - baixar 700Mbs só via torrent "se" quiser ter
integridade no arquivo, via ftp ou direto... erro na certa.
Em casa via velox sou mais feliz, consigo 240kbps e olhe lá: pouco menos de 2
horas par baixar uma iso de CD. Via torrent, para conseguir uma transmissão
estável, tenho que limitar o download em 200kbps senão fica oscilando todo o
tempo.
Imagine quem está em Manaus, Pará, Maranhão...
Minha opinião seria a disponibilização de isos em DVD mais completas e a
manutenção da "simples" em CD, seguindo (sem comparações) o modelo da Debian:
Um primeiro CD instala todo um sistema básico que pode ser complementado com o
segundo CD para as aplicações mais rotineiras, os demais CDs ficam a gosto do
usuário ou um primeiro DVD que abrangeria os pacotes dos cinco primeiros CDs.
Pelo menos enquanto a banda larga no Brasil estiver no passo em que está....

--
nethell - Ubuntu user 24389 - Linux user 496632