Em 1 de outubro de 2010 20:09, Fábio Magnoni <fabiohmagn...@gmail.com>escreveu:

> Eu já tentei abrir várias vezes arquivos .cdr, mas sempre que importo, vem
> uma imagem inteira preta ou apareceu a imagem mas totalmente errado do que
> seria o arquivo original. Nunca deu certo isso =/

Vou contar a você minha experiência, para enriquecer essa discussão sobre a
conversão de arquivos.

Certa ocasião precisei dos serviços de impressão, desse que tem aos montes
nas nossas cidades. O em questão chamava-se Reprox. Lá se fazia de tudo,
xerox, impressão de folders, plotagem, essas coisas.

Fui então já preparado - levei o meu .svg (que tinha feito com o Inkscape,
por sinal) e também uma versão em PDF.

De cara, quando o gajo abriu o meu pen e viu o arquivo, perguntou qual era
(havia somente os dois), o windows só reconheceu o .pdf. Ele deu dois
cliques no .svg que eu indicara e o windows perguntou qual programa ele
deveria usar para abria (aquela telinha chata - procurar na web ou escolher
no disco). Disse pra ele cancelar e pedi para ele imprimir direto do PDF.

Ele abriu o PDF no adobe, e precisou ajustar para a impressora dele. O cara
tava mais perdido que bala em morro carioca. E ainda teve coragem de me
dizer que eu tinha levado um arquivo "fechado".

Fechado? Eu disse pra ele que fechado era o do Corel Draw que não deixava eu
mexer onde queria. Resultado o cara imprimiu, mas ficou um m*rd*. Então
disse pra ele ajustar as propriedades de impressão e fazer o ajuste de cores
(era uma coisa simples: um cartão). Depois disso, disse pra ele ajustar o
tamanho (aquele percentual) - resultado, eu tava ensinando o trabalho que,
teoricamente, o gajo já tinha que saber...

Pois é, nesse mundo a gente encontra cada uma e depois a gente que é o
diferente!

Ah, depois de muita luta, descobri que a impressora dele aceitava SVG e
tinha um gerenciador de impressão que permitia fazer os ajustes diretamente
nele!

Abraços,

André Cavalcante
Almada, Portugal