Olha... vou arriscar em dizer que o cara que elaborou essa prova "comeu
bola" essa pergunta é meio sem pé nem cabeça para uma prova.
É como perguntar, porque o menu do Gnome é na parte superior da tela e do
windows é em baixo?

Se ele tivesse perguntado qual a mensagem semelhante no linux a tela azul do
windows até poderia passar.

Como explicado pelo colega, é questão de programação (tratamento) de erro no
sistema, desta forma poderia ser um bip, um tchau, etc, etc.

O Bil achou por bem pintar toda a tela de azul e colocar a mensagem...
quando o linux a tela fica preta, que é o padrão, e simplesmente colocar a
mensagem de erro.

Agora se a pergunta for, no linux existe mensagem de erro como a tela azul
do windows?
Sim, existe o erro de excessão no linux também onde o sistema gera uma
condição para manter a integridade dos dados diante de um erro sem solução
(por N motivos).

Marcelo Silva
msn: marc...@ig.com.br
cel.: (11) 9693-4251