não entendi muito bem o que tu quer fazer!

Primeiro: Tu vai instalar o Joomla num servidor Ubuntu. O servidor não faz
diferença se é Ubuntu ou outra distro, o que importa é que deve ter PHP e
Mysql.
Segundo: O que tu entendes por formulário?

" Eu nao quero deixar o adm do joomla ou os desenvolvedores de sites criar
formularios. Pelo sistema operacional eu tenho como impedir isto? "

O Joomla tem 3 niveis de administradores e 3 níves de usuários na front page
do site, podes liberar o que tu quiser para eles.
Basta que tu não permitas que o usuário do "back end" possa habilitar,
instalar componentes/modulos(o user gerente não tem essas permissões).

O que entendes por "adm ou desenvolvedores"?

Jack